A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes reflectem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objecto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro electromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objectos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz.
Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
Observação: Cores primárias são cores indecomponíveis, sendo o vermelho, o amarelo e o azul. Desde as experiências de Le Blond, em 1730, essas cores vêm sendo consideradas primárias.
Fonte: Wikipédia
《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《《 • 》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》》
Existem 16 milhões de cores diferentes.
Para seleccionar uma dessas cores, vamos usamos um código de 6 números. Esses números, no entanto, são hexadecimais.
Ou seja(...)
Cada um deles varia de 0 até F (diferente dos números décimais, que variam de 0 até 9).
O nome 'hexa' quer dizer 16, pois esse sistema de contagem possui 16 números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F.
Para representar uma cor, colocamos o símbolo # antes desses 6 números. Exemplos de cores:
Preto: #000000 | Branco: #FFFFFF | Vermelho: #FF0000 | Verde: #00FF00 | Azul: #0000FF
